No passado domimgo dia 24 de Agosto, eu, o namorado, filho e pais decidimos ir dar uma volta de carro e ficar a conhecer aquela que é considerada a feira mais antiga da Península Ibérica: a Feira de S. Mateus.
Tínhamos altas expectativas para uma cidade que é considerada a cidade das rotundas, por ser a que mais tem. E isso de facto, não nos desiludiu. Tem rotundas e rotundas...


Já a Feira de S, Mateus é fácil de dar com ela se estivermos em Viseu Centro. Depois lá é perguntar às pessoas locais.
Mas antes visitámos o Parque da cidade, mesmo no centro. E posso dizer que é dos mais bonitos que já tenho visto.






Cá fora do parque existe uma capela ou igreja, sei que é linda.


Depois de estarmos um pouquinho no parque com o B. a brincar, decidimos então ir ao encontro do que realmente nos levou lá! A Feira de S. Mateus.
Honestamente pensava que se tratava de um grande evento, até por toda a publicidade que a Feira tem, mas na nossa opinião, foi unânime, não é mais do que uma Feira de Março daqui de Aveiro. Até em muito semelhante pois tem lá inúmera iguarias da minha zona. Valeu pelo passeio e pelos dois pijaminhas que trouxe para o B.. Já não ia a uma feira há anos se querem que vos diga, e aquele ambiente é bom.


Depois da Feira andámos à procura de sítio para comer, pois na Feira achámos caro um frango custar 12€!! Então sáimos de lá e encontramos um restaurante ao género americano em que comemos bem por pouco dinheiro. Claro que não foi nenhuma especialidade da zona, mas mesmo assim, estava bom.
No final da refeição ainda estávamos para ir ao Palácio do Gelo, mas resolvemos não ir. Decidimos sim ir andando e quando vissemos uma placa que nos agradasse pararíamos nessa aldeia ou região.
Parámos em Vouzela. E acreditem quando vos digo que ainda bem! É uma região um pouco picturesca mas linda mesmo.
Será sempre um local a voltar a visitar. Vejam por vocês.











A RTP nesse domingo estava a montar o palco porque no dia seguinte era lá os programas da manhã e da tarde. Calhou bem... (:
Para este Outono/Inverno a tendência de maquilhagem que mais se destaca no rosto são:


  •  as pestanas grandes e volumosos, até quase que exageradas. Para uma saída à noite pode-se complementar as pestanas com uma sombra em tons terra (o mais neutro e claro que arranjar) nos olhos.
  • Os lábios querem-se em tons framboesa amora em lip gloss ou bálsamo com esta mesma cor. Nada de dramatismos. Já para uma saída à noite um vermelho laranja é a cor acertada nesta estação mais fria.
  • A cara mantém-se com aspecto lavado como se não se usa-se base ou outro produto.

Para as unhas:

  • Acima de tudo as mãos vão-se querer hidratadas para que o verniz possa de facto brilhar na sua totalidade.
As cores dos vernizes tendência para esta nova estação são o:
  • cinzento toupeira
  • castanho chocolate
  • verde tartaruga
  • roxo apretado
  • e claro, o clássico vermelho sangue e a novidade da estção,
  • o azul noite
Porque de facto não é só de roupa que as tendências são feitas e como dizem os especialistas e muito bem, o cabelo é a moldura do rosto há que dar especial atenção nesta altura em que o frio o estraga.
Mas estamos aqui para falar no que esperar para o outono/inverno, e é simplesmnte delicioso.


  • Começo por vos dizer que a cor ou a técnica que se vai usar é a chamada de "bronde". Para quem não sabe o bronde é a combinação ou a diferença muito subtil dos tons castanhos e dos loiros numa gradação num tom super subtil, em que os castanhos são a base e os reis, seguindo a linha dos "ombrés" em que as pontas eram mais claras do que a raiz, mas neste caso a tendência era marcar a diferença de tons.

  • Para a próxima estação tem-se vindo a ver que é das estações em que o cabelo será mais fácil de modelar consoante o que se viu nas passereles. Para quem tem cabelos longos, bastará colocá-los por dentro das golas grandes e largas dos seus casacos e deixá.los um pouco mais soltos, simulando assim um BOB.

  • Temos ainda a continuidade dos rabos de cabelo justos e baixos a prenderem mesmo por baixo do pescoço mas com diferentes modicicações (a introdução de tranças)

  • Para noite e para dar um look mais sofisticado, podemos com a juda de produtos de fixar, usar o cabelo solto de lado com ondas ou carcóis naturais.
Pois bem meninas, estamos mesmo na recta final do Verão e do mês de Agosto e é aquela altura em que já pensámos nos dias que temos pela frente, neste caso, os dias mais frios.
Não que vocês quisessem trocar as esplanadas e os chinelos de praia, não é verdade? Mas a vida é assim e há que ver que o outono e o inverno também têm o seu encanto, com os jantares em casa de amigos com lareiras acesas, as mantinhas e os filmes em serões de cinema muito aconchegadinhas...
Mas adiante.
Este post vem falar das tendências que se viram nas passereles e que vão saltar para as ruas das grandes capitais e cidades.
Começamos então:

Para o dia:

  • Uma das tendências esperadas são os folhos. Mas os folhos em camadas, várias, quantas mais melhores, mas em vestidos.

  • As malas e carteiras querem-se em formatos de shopper bags. Grandes, quadradas e de alças finas, muito minimalistas
  • Macramés com diferentes formas e espessuras em acessórios como colares, pulseiras, brincos e apontamentos em peças de roupa como nos colarinhos de vestidos ou t-shirts.
  • Casacos com comprimento assimétricos acentuado

  • Vestidos com bainhas desalinhadas e até assimétricos
  • Vestidos direitos de malha grossa de lã ou angorã com camisas de algodão por dentro 
  • Sobreposição de diferentes peças e diferentes materiais (algodão com lã, pele com lycra...)
  • Casacões largos e grossos de materiais grosseiros como o tweed ou a lã de cortes masculinos
  • Sais a direito em tecidos pesados com comprimentos abaixo dos joelhos - atenção a esta tendência às meninas de perna baixa.
  • Vestidos em pele
  • Camisolas em imitação de pelo (felpudas- quem é para o cheinho tenha atenção que este género de camisolas faz a pessoa mais larga)
  • Tailleur sem mangas de corte masculino

  • Capas
  • O veludo volta a ser o material em alta nesta estação
  • As canadianas que vestíamos em crianças volta este ano
  • T-shirts com variados prints sobrepõem-se a camisolas grossas de lã
  • O padrão do "lenhador" voltas às camisas de dia a dia (quadrados)
  • As mochilas em pele e com aplicações
  • Oxford shoes envernizados
  • Botas envernizadas com aplicações em pontos estratégicos em pêlo
  • sacos em pele (camurça, envernizada ou sintética)

Para a Noite:
  • Metalizados usam-se e abusam-se
  • Vestidos compridos e decotes acentuados
  • Aplicações diversas, lantejoulas, swarovski, etc. ...
  • A cor da estação é o azul noite


Antes de vos dizer quem é a jovem de seu nome Emma Ferrer, vou-vos começar por falar na Audrey Hepburn. Nem vale a pena explicar-vos que foi uma das grandes divas do cinema americano nem uma das maiores divas que já viveu nos anos 50 em relação a um estilo inexplicavelmente irrepreensível, pois não?
Pois bem, Emma Ferrer parece ter herdado o carisma e o bom gosto da avó. Sim, Audrey Hepburn é a sua avó. E quem não desejaria ter uma avó que mesmo depois de morta é um estilo a seguir?
Ela parece ainda ser semalhante em fisionomia, pois as fotografias que tirou para a revista Harper Bazaar são a prova disso mesmo.



Há uns tempos atrás perguntei-vos o que mais gostavam de ganhar aqui no blog da Chama-me Maria e, apesar de não ter tido muitas manifestações, as que me fizeram chegar, deu para perceber que adoram uma boa maquilhagem!
Pois bem. Aqui fica o mais recente sorteio do blog e continua fácil, fácil. Vamos ver então como podem ganhar:

Tudo o que vocês têm de fazer é super simples mesmo.
  1. Têm de colocar um "GOSTO" na página do Facebook do Chama-me Maria, o Blog
  2. Depois de colocarem um Gosto na página basta escrever o nome (@nome) de três amigas na imagem do sorteio
  3. Partilhar a imagem do sorteio no vosso perfil sob "Público"
  4. O Sorteio decorre do dia 14 Agosto ao dia 10 Setembro de 2014.
  5. Esperar que seja a sorteada!!
Boa Sorte a todas!!
Sashimi1 (em japonês刺身AFI[saɕimiꜜ]) é uma iguaria da culinária japonesa que consiste de peixes e frutos do mar muito frescos, fatiados em pequenos pedaços e servidos apenas como algum tipo de molho no qual ele pode ser mergulhado (geralmente shoyu, pasta de wasabi, condimentos como gengibre fresco ralado ou ponzu), e guarnições simples como shiso e raiz de daikon fatiada. As dimensões variam de acordo com a espécie de peixe utilizado e o chef, porém costumam ter em torno de 2,5 cm de largura e 4 cm de comprimento, com 0,5 cm de espessura.

(retirado da Wikipédia)

Mas o nosso Sashimi não é comida! Muito menos japonês.
O Sashimi entrou na minha vida e na do B, juntando-se assim ao Gui, à Miuccia e à Mimosa no que toca à família de animais. Veio sem pedirmos e sem querermos. Muito menos andávamos à procura de novo inquilino. Mas ele veio. Veio porque já era dicição da família do meu irmão mais velho. Veio porque os vizinhos de baixo fizerem neste verão uma zona de relaxamento. Veio porque eles, os vizinhos, não gostavam do ladar do Sashimi sempre que os via lá em baixo. Veio porque não se abandona um animal por infelicidade de vizinhos estúpidos. Vizinhos esses que agora querem um papagaio. Devem de pensar que não falam. Não largam penas. Não chateiam. São inanimados. Veio assim num dia há noite da semana passada e já está nos nossos corações. Nos do B e no meu. Nos do Gui ainda é difícil. No da Mimosa... Essa pelos seus 14 anos quer é sossego e não incomoda quem não a incomoda... 
Apresento-vos o Sashimi. Que foi encontrado num contentor do lixo xom  2 meses, com a cauda cortada e problemas ainda a descobrir... Poderá ter apanhado pontapés na coluna. Poderá, pois do nada perde as forças... É verdade! Mas é um cão. Um cão lindo de olhos expressivos. E cativou logo desde o primeiro instante.


Apesar de todos nós olharmos para o lado quando se trata de temas polémicos no mundo da moda o certo é que os há e não são assim tão poucos quantos queríamos acreditar que fosse.
Mas hoje venho-vos falar do tema da cor. Da cor na racialidade da escolha das modelos que fazem as campanhas e cartazes por esses placares e televisores mundo fora.
Sabemos que as brancas e brancos de raça são os que melhor ficam nas fotografias de contraste e os que mais depressa são escolhidos para campanhas... Eram. E ainda bem. Aos poucos vimos os negros, de raça, a tomarem em assalto as passereles e a meu ver até melhor.
Prova disso é a nova campanha protagonizada pelas lindíssimas modelos e ex-modelo Naomi Campbell e Imã Chanel e a cantora Rihanna.
No que toca a "culpas" teria que vos dizer que Olivier Rousteing de 28 anos, de raça negra e o recente criador da casa Balmain é o responsável por tremenda "coragem" em juntar três grandes figuras.
Ainda de dizer que a novíssima coleção está divina. Veio como uma lufada de ar freco para a casa de Haute Couture.



A cantora Rihanna cada vez mais se destaca no mundo da música com as suas performances e irreverência na forma de vestir. Mas a cantora é mais do que isso. É cada vez mais um ícone de moda a ser levada em conta e merece as críticas que tem tido! Desta vez aparece mais do que fabulosa numa ousada produção para a capa da revista de moda WMagazine, em que se teatraliza uma ida às origens... 







Todas nós ao abrirmos uma revista de moda de alta costura, como a Vogue, a Elle e outras do género, já nos deparámos com inúmeras imagens da Vitoria Beckham e damos por nós a cobiçar alguns dos seus trapinhos, alguns a favor, pois está claro que são todos.
Também sabemos, se seguimos um mínimo da sua carreira, que ela é super consciente com problemas de sociedade e faz caridade ao fazer de quando a quando uns leilões de peças suas que já não usa.
Pois bem, há uns tempos atrás podemos comprar os seus sapatos, agora é as peças de vestuário que ela está a leiloar para caridade.
Se estiverem interessadas podem fazer a vossa inscrição e licitação aqui.
E já agora, se forem uma das sortudas a poderem dizer que têm uma peça dela, avisem-me que gostaria de ver...


A nova colecção da marca que faz furor pelo mundo fora acabou de ser lançada!
Dá uma espreitada, mas se quiseres ver a colecção inteira clica AQUI!!